COMISE




O Conselho Missionário dos Seminaristas - COMISE - foi instituído na diocese de Governador Valadares no dia 28 de fevereiro de 2015, dentro da assembléia diocesana de Pastoral, no pastoreio de nosso atual Bispo Dom Antônio Carlos Félix, que acolheu e incentivou a iniciativa dos seminaristas. 

Antes da instauração do COMISE na diocese, já acontecia a semana missionária que era animada e motivada pelo Reitor do seminário, acontecia exclusivamente durante as férias de julho, o apoio e a iniciativa do reitor foi um facilitador, para que o projeto fosse aprovado.

Quem iniciou o processo de implantação na época, foi o seminarista Hércules Werneck, o primeiro coordenador. O então Reitor Padre Marcos Alves deixou a encargo dos seminaristas a estruturação da primeira equipe sendo composta por seis seminaristas: Irineu Altair, Lucas Aredes Theófilo de Paula, Douglas Xavier, Eudvânio Dias. Logo, após a criação deste órgão missionário, iniciou os preparativos para a primeira Semana Missionária preparada pelo COMISE, que ocorreu na paróquia São Geraldo Magela, em São Geraldo do Baixio- MG.

            No ano de 2016, formou-se uma nova equipe, onde o COMISE teve sua base configurada às bases do COMISE regional e nacional. A nova equipe passou a ser coordenada por quatro pessoas das diferentes etapas do período formativo, sendo: um teólogo, um filosofo, um propedeuta e o coordenador que nesta nova fase passou a ser o seminarista Lucas Aredes. A referida equipe dinamizou as Semanas Missionárias: na paróquia Santo António, em Naque-MG, no mês de Julho de 2016 e na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em GV, em julho de 2017. 

        Em agosto deste mesmo ano assumiu a atual coordenação tendo como coordenador o Seminarista Douglas Xavier, e os demais seminaristas que compõem a equipe, Romério da Silva, Theófilo de Paula e Ricardo Almeida, essa nova coordenação assumiu a organização da semana missionária em dezembro de 2017 que aconteceu em três paróquias: Paróquia Imaculada Conceição- Ipê; Paróquia Nossa Senhora de Fátima- Vila Isa e Paróquia São João XXIII- Vila dos Montes.

A partir do ano passado por incentivo de Dom Felix as missões passaram a efetivar duas vezes por ano, possibilitando uma maior atuação do Conselho. Ao logo destes três anos de existência o COMISE tem buscado manter firme na sua proposta “cuidar para que os seminaristas conheçam e interajam no processo formativo com a realidade missionária na atualidade da Igreja”( Discurso de implantação do COMISE na assembléia diocesano de Pastoral, em 2015), estando ancorado no contexto da Igreja particular do Governador Valadares e no cenário nacional, sobre as orientações das diretrizes para formação do clero, orientações do Ordinário Local e regimento regional e nacional do COMISE.

 Autor: Theófilo Gonçalves de Paula

Postagens mais visitadas