HISTÓRIA



O INÍCIO


No ano de 1960, quando a Igreja se preparava para a realização do Concílio Vaticano II, Dom Hermínio Malzone Hugo, então Bispo desta Diocese instala o Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, com sede própria construída no local conhecido hoje como CENTREL. Inicialmente, esta Casa de Formação para a vida sacerdotal, teve como seus formadores os Padres José Henrique e Lucas Ermaman, vindos do collegium pro America Latina, com sede em Lovaina na Bélgica. Por lá passaram 64 jovens seminaristas durante os 03 anos de funcionamento, sendo desativada, após esse período por falta de recursos humanos capacitados e em condições de dirigirem a casa, motivo que levou a interrupção das atividades do Seminário, transferindo seus seminaristas para outros seminários.


O QUE É O SEMINÁRIO?

O Concílio Vaticano II em seus documentos sobre a formação sacerdotal apresenta o Seminário como uma Escola de Vida Evangélica para viver como os apóstolos, os ensinamentos de Cristo. O conceito “Igreja Comunhão” tão marcante na eclesiologia conciliar ilumina fortemente as diretrizes da formação sacerdotal – o Padre, homem de comunhão. Assim o Decreto Opitatam Totius em vista à formação do futuro presbítero recomenda que o Seminário seja o local onde: forme uma família, tal que corresponda à oração do Senhor, num espírito de unidade na diversidade de dons; todos aprendam a viver segundo o Evangelho; seja praticado o exercício das virtudes humano-evangélicas: sinceridade, respeito pela justiça, fidelidade à palavra, polidez no agir, usando a linguagem da caridade, e, finalmente que o Seminário favoreça o bom relacionamento entre as pessoas, um clima de respeito um pelo outro, educando para o diálogo-comunicação e desenvolvendo a capacidade de escuta, abrindo a alma em espírito de caridade. Ao reconhecer os novos desafios a enfrentar na preparação dos homens que se tornarão os Sacerdotes do Terceiro Milênio, o Papa João Paulo II na Exortação Apostólica Pastores Dado Vobis orienta os formadores que cuidam da formação dos jovens vocacionados à vida sacerdotal, a intensificar as formações humana, espiritual, intelectual e pastoral dos Seminaristas.


REABERTURA DO SEMINÁRIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Em resposta ao convite da CNBB, quando aprovou, durante a Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, a realização do Ano Vocacional em 2003, a Diocese de Governador Valadares celebrou, solenemente, no dia 12 de fevereiro às 19:30 horas, na Catedral de Santo Antônio, o lançamento do Ano Vocacional/2003, conclamando a todos os cristãos batizados a viverem de forma plena e sem reservas a sua vocação, baseada no tema: “Batismo, fonte de todas as vocações”. A partir do lema: “Avancem para as águas mais profundas” a Igreja de Governador Valadares, representada pelo Bispo Dom Werner, todo o presbitério local e comunidade presente, nesta mesma Celebração Eucarística, declarou oficialmente reaberto o Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, desativado há 42 anos. Instalado agora, na Rua Ribeiro Junqueira, n.º 78. Centro, nesta cidade.

O SEMINÁRIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA HOJE

Esta Casa de Formação completou no ano de 2015, doze anos de funcionamento, passando por vários desafios, mas firme pela presença e intercessão da Santíssima Virgem Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Hoje no Seminário de Governador Valadares funciona o Curso Propedêutico, que é a base de preparação para se fazer bem os estudos Filosóficos e Teológicos no Seminário São José de Mariana-MG.

O Propedêutico é um ano de discernimento vocacional para os jovens que concluíram o segundo grau e se preparam para o Seminário Maior e já foram aprovados através dos encontros vocacionais a nível diocesano e paroquial.

O objetivo do ano propedêutico: Levar o candidato ao amadurecimento da dimensão humana e afetiva, intelectual, espiritual, comunitária e pastoral, e ao conhecimento que se vai adquirindo no processo de formação; É a porta de entrada para a formação sacerdotal; é quando se busca conhecer melhor: o candidato e seus familiares, sua realidade pastoral, social, e suas aptidões;

A justificativa para esse processo, se encontra na Pastores Dabo Vobis, sobre a formação dos sacerdotes do Papa João Paulo II, no número 62 diz: “Verifica-se, uma forte discrepância entre o estilo de vida e a preparação de base das crianças, dos adolescentes e jovens, mesmo cristãos e por vezes comprometidos na vida da Igreja, por um lado, e, por outro, o estilo de vida do Seminário e suas exigências formativas. Neste contexto e em comunhão com os Padres sinodais, peço que haja um período adequado de preparação que preceda a formação do Seminário”.

Diante desta realidade fragmentada, entre família, realidade acadêmica fraca; precisa se despertar para a vida comunitária e acompanhada de uma Mística que venha a ajudar a discernir a sua própria vocação no seio da Igreja.

Postagens mais visitadas