10 Anos de Reabertura do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora

         
      
(E) Pe. Anderson José, Pe. Sebastião e Bispo Werner


      Os cinco dias de celebração dos 10 anos de reabertura do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, foram marcados pelo reconhecimento do belo trabalho realizado, durante este período, na formação dos novos sacerdotes da nossa Diocese. Entre os dias 20 e 23 de maio, na capela Imaculada Conceição, foram celebradas missas, a cada dia, presidida por um padre ex-reitor do seminário: Francisco Vidal, Plácido Atílio, Sebastião Vitório e Nelito Dornelas. No dia 24 de maio, padre Raniere presidiu uma missa na parte da tarde que foi concelebrada pelo atual reitor do Seminário Padre Anderson José de Paula.

Ainda no dia 24, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, às 19h30, Dom Werner presidiu a grande festa em honra à padroeira e aos 10 anos de reabertura do seminário. Estiveram presentes e concelebraram os padres: Anderson José, Sebastião Carmo, Eduardo Vasconcelos, Francisco Vidal, Rodrigo Tomaz e Fabiano Ferreira. Estiveram presentes, ainda, os diáconos Marcus Vinicius, Adeílson Perucci,  Romilton, Antônio e Astromiro.

Durante a celebração, toda a comunidade pôde perceber como a graça de Deus esteve e está presente na história dessa casa de formação de sacerdotes. O clima de alegria e paz refirmavam a certeza de que a fidelidade de Nosso Senhor e sua Divina Providência acompanham esta bela obra de nossa Diocese.

Foi um momento de rezar, também, pelas vocações sacerdotais e de entrega da vida de todos os seminaristas e padres da nossa Diocese. Dom Werner, durante a celebração da festa em honra a Nossa Senhora Auxiliadora, contou um pouco da história do Seminário inaugurado por Dom Hermínio Malzone (1º bispo de Valadares) que por alguns motivos teve que ser fechado.
“Quando cheguei a Valadares logo lembrei de algo que aprendi: Uma boa Diocese  precisa ter bons padres. Por isso, achei importante reabrir o seminário. Temos que zelar bem pelos nossos padres desde o inicio da formação deles. E isto é tarefa minha, enquanto bispo, e de toda comunidade católica. E tivemos bons resultados! O nosso clero cresceu durante essa bela história. Agradeço aqui a toda a comunidade por todo apoio, orações e dedicação e agradeço ao Reitor Padre Anderson e aos Seminaristas pelo belo testemunho de fé e amor a Igreja” comentou Dom Werner. 
A celebração aconteceu na Capela do Colégio Imaculada Conceição em Valadares
Seminaristas diante da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora


O reitor do Seminário, Pe Anderson José, definiu como uma benção os 5 dias de celebração em ação de graças pelos 10 anos do Seminário. Ele comentou que os ex-reitores, além de presidirem o santo sacrifício, puderam falar da contribuição que deram no período em que estiveram a frente da casa de formação propedêutica. Uma oportunidade dos seminaristas e comunidade conhecerem um pouco mais sobre a história do seminário durante esses anos de caminhada e formação dos padres. 
“Olho para esses 10 anos de história e vejo uma vitória alcançada em conjunto. Todo o clero e comunidade nos deram muito apoio durante este tempo. Foi e é uma presença marcante que me ajudou a crescer enquanto pessoa e sacerdote. A experiência da Providência e da intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e São José para conosco enriquece a nossa vida e espiritualidade. É algo indescritível ver o Jesus que chama e ver o sim de um futuro sacerdote a esse chamado”, disse o reitor.



Há 6 anos a frente do Seminário, Padre Anderson afirma que são muitos nomes a quem se deve agradecimento. “Se eu citar nomes, posso até pecar, pois são muitos a quem devo agradecer. Cito aqui, então, todos os benfeitores: as diversas pastorais e movimentos, padres, ao bispo Dom Werner e toda a comunidade que, de alguma forma, nos apoiam. Tem pessoas que nos ajudam não com dinheiro, mas dão presença, generosidade, apoio de diversas formas e, principalmente, com oração. E, particularmente, agradeço a minha família que sempre está comigo". 
por Jânio Fausto - Agência Parresia. 

Postagens mais visitadas