Diocese de Valadares sedia encontro dos agentes da Pastoral Vocacional

Agentes da PV/SAV e seminaristas

Aconteceu, no dia 19 de Outubro de 2013, o encontro dos agentes da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) - da Província Eclesiástica de Mariana - que é formada pelas Dioceses de Mariana, Caratinga, Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano. 
O encontro, que foi realizado nas dependências do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, iniciou-se com as orações e acolhida dos seminaristas propedeutas dessa casa de formação. Em seguida o coordenador da PV/SAV da província, Carlos Gomes, convidou alguns dos presentes para fazer a leitura do relatório do último encontro dos agentes pastorais, realizado no mês de março em João Monlevade, MG. 
Foi aberto um debate em que os participantes avaliaram as contribuições da Jornada Mundial da Juventude, realizado no Rio de Janeiro no mês de julho. Para auxiliar na reflexão, foi utilizado o documento 85 da CNBB que apresenta oito linhas de ação em vista da evangelização da Juventude.
Irmã Laura Alfredo Joaquim, de Conselheiro Pena, disse que os jovens da sua paróquia São José que participaram da JMJ regressaram muito animados, e que, por isso, algumas missões às comunidades do interior e paróquias vizinhas tem sido realizadas por eles, mantendo, assim, o espírito missionário e peregrino vivido de forma muito intensa na jornada. 
Irmã Marinez Bareta, da Diocese de Governador Valadares, comentou que todo evento de massa, como a JMJ, é importante como um "momento disparador" de ações que vão chegar à "casa-família" e "comunidade". "É missão de todos, como Igreja, ajudar, orientar, estimular e abrir espaços à Juventude missionária a concretizarem essas ações," falou a religiosa da Congregação das Irmãs Azuis que administra a Cidade dos Meninos.  
Coordenador Carlos Gomes (ao centro)
Durante o encontro, o coordenador Carlos Gomes anunciou a realização do 1º Simpósio Vocacional do Brasil,  entre os dias 16 e 18 de maio de 2014, que terá como tema: "Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!". Deseja-se com esse encontro, reforçar a articulação da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional e revigorar as Equipes Vocacionais Paroquiais. O simpósio deverá ser realizado de forma simultânea, em tele-conferência, com as cinco regiões do país, para possibilitar maior participação de agentes de pastoral dos 17 Regionais da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O simpósio para a Regional Leste 2 acontecerá em Belo Horizonte e terá o Pe. Eliseu Donisete como coordenador, a moderadora Irmã Clotilde Prates de Azevedo e a assessoria de Dom João Justino, bispo auxiliar de Belo Horizonte, MG. 
Equipe organizadora acolhendo os participantes
"Esse encontro pôde proporcionar a todos nós uma experiência de Deus. Acerca das discussões, podemos ver que a vocação se torna um elo entre as comunidades de base, para ajudar no mover dos movimentos vocacionais. Com a experiência de outra Diocese, também faz refletir pontos que nós de Itabira não presenciamos, tomando, assim, como experiência", comenta o jovem Yan Luiz da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano que enviou um considerável grupo de agentes para o encontro em Valadares. 
"Foi muito bom vir participar de mais um encontro de agentes, e, no futuro próximo,  poderemos colher muitos frutos da partilha e das experiências com as outras pessoas que atuam nessa pastoral", falou Paulo Hilário Gomes, também da Diocese de Itabira-Coronoel Fabriciano. "Para enriquecer mais o nosso trabalho, deveríamos promover intercâmbios entre as PV/SAV's  das diversas dioceses. Também acho que, para termos uma equipe de agentes pastorais bem madura na fé e na espiritualidade renovada, precisamos fazer uma busca constante de Cristo; ser verdadeiramente apaixonado por Ele, e motivar mais a juventude a melhor conhecê-lo", finaliza Paulo. 
Encontro aconteceu no Seminário Diocesano de Valadares
 O Padre Fernando dos Santos Andrade, que é reitor do Seminário Filosófico e Teológico São José da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, que também atua como assessor do Serviço de Animação Vocacional desta Diocese disse que com esse encontro, se possibilita mais uma vez pensar na organização da PV/SAV enquanto província. "É realmente uma alegria ver tantas pessoas que acreditam nessa pastoral e digo que ela (pastoral) só irá fazer um bom trabalho se estiver organizada e estruturada", salienta o sacerdote.
"Percebe-se então que a Pastoral Vocacional - Serviço de Animação Vocacional tem um amplo trabalho e várias atividades a desenvolver, uma contribuição muito grande para a cultura vocacional para as nossas paróquias e dioceses, bem como, para que os jovens desenvolvam projetos de vida que possam ir ao encontro do ressuscitado e do seu reino." conclui Carlos Gomes, coordenador da PV/SAV - Província de Mariana. 
por Seminarista Hércules Werneck  

                                                                                  Vídeos 
Carlos Gomes - Coordenador Provincial 

Pe. Fernando dos Santos Andrade - Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano

Clip do encontro 



Postagens mais visitadas