Realizado o encontro vocacional


  
         Foi realizado,  no dia 16 de Junho de 2013, mais um encontro vocacional promovido pelo Serviço de Animação Vocacional, pelo Seminário Nossa Senhora Auxiliadora e  pelas congregações religiosas presentes na Diocese de Governador Valadares.
         Como de costume o evento ocorreu nas dependências do Colégio Franciscano Imaculada Conceição que é administrado pelas Irmãs Clarissas Franciscanas. Irmã Rozilene Carvalho fez a acolhida dos participantes e convidou-os a um momento de oração. O evento contou com a animação musical das religiosas irmã Cláudia, irmã Denize Balbino, aspirantes e seminaristas.



O jovem Marcos Antônio de Almeida, da Paróquia Santa Terezinha, participa há três anos dos encontros vocacionais. Ele disse que o encontro colaborou para o seu constante confronto pela busca de uma ação mais completa à missão.
Rafaela Cristina, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Sobrália, disse que o encontro desse Domingo ajudou a conhecer mais sobre  a vida das freiras e os desafios enfrentados por elas no desempenhar da missão. Ela também achou interessante os testemunhos dos casais de apoio que ajudam no S.A.V. que falaram das suas dificuldades na vivência do matrimônio nos dias de hoje.



 A Irmã Marinez Bareta, da congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (irmãs azuis), disse durante a sua palestra que seguir Jesus Cristo – o Mestre de Nazaré -  se torna um desafio, pois estamos imersos em um mundo que oferece muitas vantagens do prazer imediato e do consumismo. “Seguir Jesus pede a cada um andar na contramão dos valores da sociedade e por isso exige uma decisão pessoal” , afirmou a religiosa.


Agentes do SAV - Serviço de Animação Vocacional

A religiosa Ir. Gilvanir Silva de Santana, da congregação das Irmãs de Caridade da Santa Cruz, foi convidada para desenvolver o tema: A vocação à vida religiosa como projeto de Jesus. Ela disse que a vida religiosa é caracterizada pela busca constante de viver o evangelho de forma radical. “O religioso é aquele que, atraído pelo mistério, se coloca a caminho confiante Naquele que chama. Fortalecido pela experiência com Deus, o religioso pode se colocar a serviço exclamando: Eis me aqui, envia-me”,  completou a freira.
O Casal Alex e Leone falou da experiência de sua vida de casados. Segundo o casal, o matrimônio é a construção da família, célula matriz do povo de Deus, onde o amor verdadeiro deve ser o principal valor, mas que, antes dessa decisão devemos amar o Senhor para que possamos amar o cônjuge e juntos enfrentar os obstáculos que o mundo apresenta às famílias, com fé e perseverança.

“O projeto de Jesus dentro da vida profissional” foi o tema desenvolvido por Emerenciano da Silva Neto.  Neto disse que a obra de Deus é grande e que há espaço para todos aqueles que querem trabalhar.

Ney e Janete é um casal de Leigos Dominicanos e colaboram com o S.A.V. há pouco mais de dois anos. Ao desenvolver a palestra: “Jesus Cristo e o seu projeto” eles disseram o seguinte aos jovens: O seguimento de Jesus é adesão ao seu projeto de vida em abundância para todos. Supõe renúncia aos próprios interesses em favor do anúncio da Boa Nova. E baseando-se na passagem do evangelho de São Marcos 1,16-20  refletiram que o Senhor espera a resposta dos jovens de nossa diocese como foi a resposta dos seus primeiros discípulos : “Imediatamente deixaram tudo e seguiram Jesus” .


Ao final da tarde, o Padre Anderson José de Paula, reitor do seminário diocesano, encerrou o encontro com a celebração da Santa Missa. Em sua homilia, o sacerdote exortou os jovens a olharem com carinho para a caminhada percorrida até agora e os aprendizados obtidos através dos encontros vocacionais neste primeiro semestre.  “Vocês estão refletindo conscientemente e se preparando para dar essa resposta vocacional?” Indagou Padre Anderson.  “Lembrem-se de que é no desafio da responsabilidade e no experimento da conversão diária que vocês conseguirão responder: Senhor, aqui estou, envia-me!”, ele comentou. “Não se deixem influenciar pelas pessoas para a tomada de decisões importantes em sua vida espiritual e também procurem viver na sua comunidade de fé tudo aquilo que vocês aprendem em nossos encontros . O Senhor espera a sua resposta sincera ao chamado que Ele, faz pois o seu projeto não é algo fantasioso. Aspirem à alegria de sermos fortalecidos na graça do seguimento a Cristo Jesus”, finalizou o sacerdote. 


Padre Anderson ainda aproveitou para agradecer o empenho de todos, membros do Serviço de Animação Religiosa, religiosas, aspirantes, seminaristas e demais colaboradores  na realização de mais um encontro e aproveitou para lembrar aos jovens vocacionados que não haverá encontro vocacional no próximo mês de Julho devido as férias escolares e o recesso das atividades do Seminário.

Por Seminarista Hércules Werneck


Postagens mais visitadas