Dia de Finados em Capitão Andrade

Celebração de Finados na Paróquia de São Sebastião
No dia 2 de Novembro, feriado de Finados, estivemos na Paróquia São Sebastião de Capitão Andrade para a celebração da Santa Missa. Fomos acolhidos carinhosamente pelos paroquianos dessa comunidade que é pastoreada pelo Padre Ricardo Mendes que pertence ao quadro de padres formadores do nosso seminário.

Durante a homilia, o celebrante, Reitor Padre Anderson, esclareceu com pontos doutrinários o porque da Igreja nos convidar a rezar por aqueles que já partiram dessa vida. Ele também deixou uma mensagem de fé e de esperança para todos aqueles que ainda sofrem pela perda dos seus entes queridos. 

Reitor Padre Anderson José presidiu a celebração 

Ministério Discípulos da Paz 

Dona Rute agradecendo a nossa presença

Seminaristas e Padre Reitor após a celebração 




Dia de Finados 

Na comemoração de Finados, como costuma acontecer todos os anos, os cemitérios vão encher-se de gente visitando os túmulos dos falecidos, deixando flores ou algum outro sinal do afeto e da saudade que continuam a unir quem segue vivendo com quem já não está mais aqui. Dia de reflexão, de procura de respostas para as muitas interrogações que a vida e a morte suscitam...

Também os fiéis católicos vão aos cemitérios, levam flores e manifestam seu pesar pela morte dos familiares e amigos... Mas eles são convidados nessa ocasião, mais ainda neste Ano da Fé, a manifestar a fé da Igreja no que diz respeito à vida e à morte. 

Qual é a luz especial que nossa fé traz para iluminar esse lado da existência, sobre o qual pairam tantas dúvidas? As respostas da fé cristã são muitas e luminosas.

Antes de tudo, nós cremos no Deus vivo, também chamado “o Vivente”, que é a origem de toda vida, o “Amigo da vida”. Não cremos num deus “objeto” ou “coisa”, nem num deus “energia” ou força mecânica cega. Cremos no Deus que é “pessoa”, que se relaciona e se comunica, que ama e se compadece; que vive e que dá a vida. Ele concedeu ao homem também ter o “sopro da vida”. […]

fonte: trecho da Mensagem do Cardeal Odílio Sherer, Arcebispo de São Paulo, 
para o Dia de Finados 

Postagens mais visitadas