Retiro Vocacional 2013

Participantes do Retiro 

Aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro o RETIRO VOCACIONAL 2013 promovido pelo Serviço de Animação Vocacional - SAV  da Diocese de Governador Valadares. O encontro que teve como tema: "Vocação que contagia", foi realizado na Cidade dos Meninos e, contou com a presença de vários jovens que participaram dos encontros vocacionais no decorrer do ano, promovidos pelo SAV em conjunto com o Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora e as Congregações Religiosas presentes na diocese. 

O retiro é um momento muito especial que colabora com o jovem que busca dar uma resposta concreta ao seu chamado vocacional,  seja para o ingresso na vida religiosa, sacerdotal ou para um maior engajamento pastoral na vida da comunidade de fé. O evento concluiu as atividades do SAV durante o ano. Esse serviço de promoção vocacional é desenvolvido por leigos, religiosas, seminaristas e é assessorado espiritualmente pelo Padre Anderson José de Paula, reitor do nosso Seminário. 

O SAV está presente na diocese há mais de 34 anos e  com  seus encontros realizados mensalmente, entre fevereiro a março no Colégio Imaculado Conceição, tem auxiliado centenas de vocacionados  e muitos dos seus frutos hoje atuam como sacerdotes, religiosos e leigos engajados em nossa Igreja. É um trabalho que exige muita dedicação e criatividade dos agentes dado os desafios encontrados; por exemplo, as inúmeras reuniões que são marcadas na preparação das atividades destinada ao vocacionado e a necessidade de se criar promoções durante o ano para suprir as despesas geradas pela realização dos encontros vocacionais e do próprio retiro.

Todos os jovens que pretendem entrar no Seminário para a turma do Propedêutico do ano seguinte estiveram presentes ao retiro. Eles irão participar do encontro específico no último fim de semana desse mês onde alguns deles receberão o convite para o ingresso nessa casa de formação. 

Atualmente a Diocese de Governador Valadares possui 18 seminaristas, sendo que dez estudam os cursos de Filosofia e Teologia na cidade de Mariana, MG, e oito estão completando o propedêutico. 

Confira abaixo alguns momentos do Retiro Vocacional 2013 - "Vocação que contagia"

Vocacionados em um dos vários momentos de reflexão pessoal 

Irmã Cláudia - Gruta de Nossa Senhora 

Reza do Terço 

Rezando pelas crianças que vivem na Cidade dos Meninos

Recreação com as crianças internas 

Vocacionado Rodrigo brincando com as crianças

Agentes do SAV na ciranda com as crianças 

Padre Anderson
Reflexão: "Jesus que nos convida"

Agentes do SAV durante a adoração 

Momento de Adoração finalizando o retiro

Obras de argila feitos pelos participantes do retiro 

Irmãs Azuis e funcionários da Cidade dos Meninos recebendo a bênção do sacerdote

Oração em agradecimento a realização do retiro e ao serviço prestado pelo SAV 

Postagens mais visitadas