Seminaristas da Província Eclesiástica de Mariana participaram do Comise 2013

Participantes do Comise 2013 em Valadares
Com  o tema “ O anúncio da fé no mundo secularizado e globalizado”  trinta e cinco seminaristas  das dioceses de Caratinga, Governador Valadares, Itabira – Coronel Fabriciano, e Arquidiocese de Mariana, aprofundaram sobre os desafios que a Igreja enfrenta na contemporaneidade.  O encontro foi assessorado por padre Malvino Xavier da Paróquia São Pedro em Baixo Guandu, Diocese de Colatina (ES) e foi realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na ilha dos Araújos, Governador Valadares. 
A interatividade foi a marca do II encontro de seminaristas - comise. Em determinado momento Pe. Malvino provocou os seminaristas a irem de encontro ao próximo. “ A Igreja está em estado permanente de missão”  destacou.  Para o seminarista da Arquidiocese de Mariana,  Geraldo Trindade,  o retiro além de formativo possui a dimensão de confraternização. “A convivência tem um fator positivo pois através dela criamos laços de amizade, na vida do seminarista a troca de experiência é de suma importância” destacou.

O cronograma foi intenso. Como a evangelização no ambiente pós moderno perpassa pelos meios de comunicação, os seminaristas visitaram a Agência Parresia de Comunicação Católica onde perceberam a possibilidade de ter suporte  para  elaboração do plano de comunicação integrada e possuir produtos de evangelização  nas mídias.  Outra  visita  despertou a curiosidade e ampliou a visão missionária dos futuros sacerdotes; Padre Assis apresentou a TV Kefas , canal católico que iniciará sua programação em breve.  Na ocasião o reitor do Seminário Nossa Senhora  Auxiliadora, Padre Anderson se surpreendeu com a estrutura. “Padre Assis recebe nosso agradecimento e nosso compromisso com a missão, tenho certeza que essa televisão nos dará muitos frutos” partilhou o sacerdote.
Seminaristas José Roberto (E) e Vinícius receberam o ministério de acólito
das mãos do Bispo Dom Werner 
No sábado pela tarde os seminaristas tiveram um tempo livre na programação para conhecer o pico do Ibituruna, ponto turístico da cidade que os acolhera para o encontro. 

No domingo, logo pela manhã, na Catedral de Santo Antônio, os seminaristas José Roberto e Vinícius Costa receberam pelas mãos do Bispo diocesano, Dom Werner, o ministério de acólito. Momento de alegria e emoção. O II Comise terminou em clima de festa com muitos  aplausos   mediante o anúncio da escolha da diocese sede do próximo encontro, Caratinga.

por Fábio Machado
Visita a Agência Parresia
Seminaristas nas orações das Laudes - Liturgia das Horas


Visita à TV Kefas sob a direção do Padre Assis e do Instituto de Leigos Missionários 

Veja mais fotos em nosso canal do facebook - clique aqui



Postagens mais visitadas