Seminário Nossa Senhora Auxiliadora apresenta os novos seminaristas


Diácono Gerson, Pe. Anderson, Pe. Sebastião e novos seminaristas


Foi realizado, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, o último encontro vocacional específico do corrente ano, organizado pelo Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, que teve como um dos seus objetivos, formalizar o convite ao ingresso a essa casa de formação, os vocacionados que têm sido acompanhados pelos agentes do Serviço de Animação Vocacional (SAV).

Após criteriosa entrevista com cada vocacionado, e reunião posterior com os agentes do SAV, aonde se avaliou a participação dos candidatos nos encontros vocacionais, o reitor, Padre Anderson José de Paula, juntamente com o diretor espiritual, Padre Sebastião Carmo Pereira, convidaram os seguintes jovens à formação do curso do Propedêutico para o ano seguinte: Sérgio Chapelin Figueiredo, Paróquia Santa Terezinha de Valadares; Oséias Luiz da Silveira, Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Alvarenga; Adryel Regis Rodrigues Soares, Paróquia Sant'Ana de Valadares; Marcos Antônio Fagundes de Almeida, Paróquia Santa Terezinha de Valadares; Luiz André Marciano de Oliveira, Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Valadares, Alexssandro Vidal da Silva, Paróquia Sant'Ana de Resplendor e Vinícius Ferreira Araújo, Paróquia Sant'Ana de Valadares. 

É importante salientar que os párocos de cada vocacionado convidado foram previamente consultados e emitiram as suas opiniões sobre a participação ativa desses jovens em suas respectivas paróquias. Faz-se também necessário como parte do processo seletivo, a emissão de uma carta de cada pároco, relatando o envolvimento do vocacionado, na vida comunitária da sua paróquia. Os neo-seminaristas serão aguardados para a missa de acolhimento, que será realizada no dia 3 de fevereiro de 2014, na Capela da Imaculada Conceição. 

Portanto e com a alegria que o tempo do advento nos traz, que nós do Seminário, agradecemos de coração a todos que rezam pelas vocações e aos responsáveis pelo processo vocativo em nossa Diocese. É momento oportuno também para agradecer aos que colaboram de forma mais comprometida com o seminário, sendo um dos nossos benfeitores. Ao apresentar-lhes os novos seminaristas, que adicionado aos demais do Propedêutico e aos que estão cursando a Filosofia e a Teologia em Mariana, queremos elevar uma oração em agradecimento ao Senhor da messe por continuar chamando operários para a sua vinha. 

Feliz tempo do advento!

Conheça um pouco mais sobre os novos seminaristas do Propedêutico - Turma 2014 - da Diocese de Governador Valadares:

Sérgio Chapelin Figueiredo
Paróquia Santa Terezinha - Governador Valadares
Pároco: Padre Plácido Atílio
Data de nascimento: 12 de novembro de 1983
Santos de devoção: Santa Terezinha, Nossa Senhora de Fátima e Madre Tereza de Calcutá
Passagem Bíblica: "Ai de mim se eu não anunciar o evangelho." (1 Cor 9,16)
Pastoral: Pastoral da Música



Marcos Antônio Fagundes de Almeida
Paróquia Santa Terezinha - Governador Valadares
Pároco: Padre Plácido Atílio
Data de nascimento: 11 de setembro de 1994
Santos de devoção: Santa Terezinha, São Maximiliano Kolbe e São Pio X
Passagem Bíblica: "Que poderei retribuir ao nosso Deus, por tudo aquilo que Ele fez em meu favor? Elevo o cálice da Salvação e invoco o Santo Nome do Senhor." Sl 115
Pastorais: Coroinhas e Litúrgica


Adryel Regis Rodrigues Soares
Pároquia Sant'Ana - Governador Valadares
Pároco: Padre Flávio Lúcio Lima
Data de nascimento: 08 de setembro de 1995
Santos de devoção: Santa Terezinha, São Miguel Arcanjo e Sant'Ana.
Passagem Bíblica: Narrativa da Boda de Caná. " Evangelho de João 2, 1-11
Pastorais: Coroinhas e Litúrgica 



Luiz André Marciano de Oliveira
Paróquia Nossa Senhora da Assunção - Governador Valadares
Paróco: Padre Márcio dos Santos Moreira
Data de nascimento: 29 de outubro de 1995
Santos de devoção: São Bento, Nossa Senhora das Graças e São Francisco de Assis. 
Passagem Bíblica: "Antes mesmo de ti modelar no ventre materno, já te conhecia…" Jr 1,5-19
Pastorais: Catequética e Grupo de Jovens 



Oséias Luíz da Silveira
Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Alvarenga
Pároco: Padre Luzimar Pereira de Melo
Data de nascimento: 03 de Agosto de 1992
Santos de devoção: Nossa Senhora Aparecida, São José, São Bento e São Sebastião
Passagem Bíblica: "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Deus." Mt 7,21
Pastorais: Catequética, Música e Litúrgica. 



Alexssandro Vidal da Silva 
Paróquia Sant'Ana - Resplendor
Pároco: Padre Euler Sebastião Rodrigues
Data de Nascimento: 01 de Março de 1991
Santos de devoção: Padre Pio
Passagem Bíblica: "Então disse Jesus ao seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois aquele que quiser salvar a sua vida, a perderá, mas o que perder a sua vida por causa de mim, a encontrará.  "Mt 16,24-25
Pastorais: Renovação Carismática Católica (RCC), Coroinhas e Catequética



Vinícius Ferreira Araújo
Paróquia Sant'Ana - Governador Valadares
Pároco: Padre Flávio Lúcio Lima
Data de nascimento: 08 de Março de 1993
Santos de devoção: Santa Clara
Passagem Bíblica: "Não diga sou jovem, porque você irá par aqueles a quem eu o mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar." Jr 1,7
Pastorais: Litúrgica, Acólitos e Comunicação



Os encontros vocacionais promovidos pelo Serviço de Animação Vocacional - SAV - em conjunto com o Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora e congregações religiosas presentes na Diocese de Valadares colaboraram para o seu discernimento vocacional? Por quê? 

Sim, porque através deles pude me conhecer melhor. Através deles, pude compreender a importância do silêncio, e assim, ouvir a voz de Deus. 
Alexssandro Vidal

Sim, porque os desafios lançados pelos encontros vocacionais fizeram com que eu sofresse um bom confronto comigo mesmo. Esse confronto me fez decidir com mais clareza o que eu quero. 
Adryel Regis

Sim, pois os encontros são uma oportunidade para refletir e se questionar, também neles em grupo podemos partilhar nossas experiências, anseios, dificuldades e medos. Para mim, os encontros foram um espaço para o amadurecimnto e o crescimento voacional; eles não nos dão respostas prontas, mas, nos direciona em nosso processo de descoberta. 
Marcos Antônio

Sim, cada encontro vocacional foi para mim como um leque; abertura para o discernimento vocacional 
Sérgio Chapelin

Sim, pois foi nos encontros que eu tive o  encantamento com o sacerdócio e o desejo de servir a Deus, entregar minha vida ao Ressuscitado. 
Luiz André

Colaboram muito. Se não fosse por esta equipe do SAV, não sei o que seria de mim hoje. Me sinto realizado pela escolha que fiz. em nenhum momento fui pressionado. Durante os encontros aprendi muitos ensinamentos que levarei comigo a vida toda! 
Oséias Luiz

Colaboraram muito. Foram fundamentais no meu início do processo de discernimento. 
Vinícius Ferreira 

Descreva a sua sensação em ser convidado para o ingresso no Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora:

"Mesmo tendo convicção do chamado foi uma surpresa e grande felicidade" -  Adryel Regis 

"Bem, foi uma surpresa. Creio que depois de três anos no processo de discernimento, este é o tempo mais favorável. Pude crescer humanamente e vocacionalmente; refletir e amadurecer para bem responder a essa nova etapa, onde sou convidado a um discernimento mais profundo ao convite do Senhor: vem e segue-me." - Marcos Antônio

"Sinto-me aliviado. Não esperava ser convidado. Estou sentindo uma sensação de realização, de que hoje foi dado mais um passo na minha vida. Mais um passo em resposta ao chamado do criador." - Alexssandro

"O meu coração se alegra em poder fazer a vontade de Deus, o querer é Dele em minha vida. Tudo por Ele! - Sérgio

"É uma sensação maravilhosa, uma felicidade imensa, estou muito alegre. Agradeço ao SAV e ao Padre Anderson por convidar-me ao ingresso no seminário. Tenho consciência de que agora em diante tenho que me responsabilizar, pois ganhei a confiança e o respeito pelo povo de Deus. Será preciso perseverar, mudar alguns hábitos e ser luz de Jesus, mas uma luz que ilumina a todos, pois de que adiantará se eu me fechar e se apagar? De nada adiantará." - Oséias Luiz

"A minha sensação foi só de alegria, pois meu coração sentia a vontade de servir ainda mais ao meu Deus; vejo que através desse convite, o quanto Deus deseja de fazer de mim um instrumento de evangelização. Então posso afirmar: Eis-me aqui Senhor, quero ser como argila em suas mãos." - Luiz André 

"A emoção de ingressar na casa de formação é sem igual é única, saber que Cristo me escolheu como discípulo é realizador, não poderia estar mais feliz." - Vinícius 


por Seminarista Hércules Werneck 




Postagens mais visitadas