DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DO PADRE GUEDES

Euclides Evangelista, Hércules Werneck, Pe. Guedes, Dom Geraldo Lyrio e João Luiz da Silva.


     A Comunidade da Filosofia do Seminário São José da Arquidiocese de Mariana celebrou com alegria no último dia 19 de agosto os 80 anos de vida do Padre José Vicente Guedes. Padre Guedes que desde 2013 reside na Comunidade da Filosofia, completou 80 anos no dia de 19 de julho, mas como nessa data os seminaristas estavam de férias achou-se por bem celebrar com ele no dia 19 de agosto.

     As festividades se iniciaram com a Santa Missa, presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha e contou com a participação de diversos padres, familiares e amigos do Padre Guedes. Durante sua homilia, Dom Geraldo ressaltou que o Padre Guedes é um homem que conseguiu entender a mensagem do Evangelho e largou tudo para seguir Jesus, primeiro como Jesuíta e mais tarde como padre diocesano. Ressaltou ainda que a presença do Padre Guedes junto ao Seminário enriquece a vida da comunidade, com seu testemunho e alegria e que sua disposição ao confessionário é admirável e inspiradora. Ao final da celebração foi lida uma mensagem em nome da comunidade da Filosofia e em seguida todos cantaram com a alegria a música “Padre Guedes, Sacerdote do Senhor”, de autoria dos seminaristas Euclides Evangelista, Bruno Santos e Gregory Rial.

       Em seguida, no auditório Dom Oscar de Oliveira, foi apresentado um documentário sobre a vida do Padre Guedes, narrada por ele próprio. Esse documentário foi idealizado e realizado pelos seminaristas Euclides Evangelista e João Luiz da Silva de Mariana, com imagens e edição do seminarista Hércules Amorim Werneck da Diocese de Governador Valadares .  O documentário narra toda a vida do Padre Guedes, desde seu nascimento até os dias atuais e é repleto de histórias peculiares que aconteceram nesses 80 anos de vida do sacerdote.

       Ao longo de todos os momentos foi possível notar a alegria no rosto do aniversariante, de seus familiares e amigos, mas sobretudo no rosto dos seminaristas, que agradeciam a Deus a oportunidade de celebrar junto com o Padre Guedes essa data tão significativa na vida de um homem que marca profundamente a vida e a vocação de todos que dele se aproximam.

      O documentário, intitulado: Padre Guedes: amor à vocação, de aproximadamente 1h20,  possui forte mensagem de apelo vocacional, opiniões sobre temas pertinentes a Igreja, além de apresentar a comovente e inspiradora história do sacerdote que foi irmão jesuíta por 20 anos antes de retornar a sua diocese de origem já com 36 anos de idade para ingressar no Seminário de Mariana. O vídeo já está disponível no canal do youtube do Seminário Arquidiocesano São José de Mariana. Acesse-o pelo link https://www.youtube.com/playlist?list=PLgy-zRZUKX-yXdAudBymYQxGKdM5YL43D


Seminarista Carlos Heitor Fideles

Postagens mais visitadas