SEMINARISTAS PARTICIPAM DE RETIRO ESPIRITUAL COM D. JOSÉ EUDES

Bruno Andrade, Hércules Werneck, Lucas Aredes, Luiz Carlos Santana, Irineu Altair, Sidinei Braz e Theófilo de Paula.

  
      Entre os dias 21 e 24 de agosto aconteceu o  Retiro Espiritual do segundo semestre do ano de 2014 da Comunidade da Filosofia do Seminário São José da Arquidiocese de Mariana. O motivo da ansiosa espera foi, em primeiro lugar, o desejo de encontrar um momento de pausa restauradora pelo silêncio e Oração e, em segundo lugar, a alegria pela escolha do pregador: Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo de Leopoldina, filho querido da Arquidiocese de Mariana.

      Na quinta-feira, dia 21, após as aulas e o almoço, os seminaristas se dirigiram para a casa da Teologia, onde se instalaram e aguardaram a chegada de Dom José Eudes. Na fala de abertura, o diretor da comunidade da Filosofia, Pe. Edmar José da Silva, reiterou a graça que os seminaristas experimentariam tendo um Bispo como pregador de retiro, oportunidade vivida quase que exclusivamente em retiros para presbíteros.

      No desenrolar do retiro, Dom José partilhou inúmeras vezes suas experiências ao longo do processo formativo, que segundo ele, se estende por toda a vida de Padre e, inclusive, na caminhada como Sucessor Apostólico. Muito ajudaram na reflexão também os trechos de sua Ordenação Presbiteral, da Santa Missa de anúncio oficial de sua nomeação como Bispo e de sua ainda muito recente Ordenação Episcopal. Citando diversas vezes o Santo Padre, o Papa Francisco, bem como o Servo de Deus Dom Luciano Mendes, além dos momentos de Oração pessoal, foram realizados também: adoração a Jesus Eucarístico, reflexões em grupo, momento penitencial com confissões, reza do Santo Terço e uma dinâmica de intercessão mútua.
      Muito enriqueceram os seminaristas as graças vividas ao longo deste retiro em preparação para o segundo semestre de atividades das três turmas da Filosofia, especialmente a interação orante e a comunhão fraterna, tão bem destacadas nas pregações. Aos formadores e a Dom José Eudes, permanece a profunda gratidão, e a Jesus e Maria, o ato de amor e confiança, suplicando uma santa vivência vocacional e ministerial para o bem da Igreja e a salvação de seus filhos e filhas!

       O Seminário de São José em Mariana, MG,  acolhe seminaristas de outras dioceses que ali residem para fazerem os estudos acadêmicos da Filosofia e da Teologia. Atualmente na comunidade de filosofia estão presentes 7 seminaristas da Diocese de Governador Valadares.  

Seminarista Euclides Evangelista Marçal
2° ano de Filosofia

Postagens mais visitadas