UMA VOCAÇÃO, UM CHAMADO E UMA RESPOSTA

Lucas Santos Aredes
Seminarista

Chegamos a mais um mês vocacional. Mês onde toda a Igreja é convocada a intensificar suas orações pelas vocações. Mais por que rezar pelas vocações? Antes de responder este questionamento, é importante comentar um pouco sobre vocação.
A palavra vocação tem sua origem na língua latina (vocare) e significa chamado. Mas, se é chamado, quem chama?
 Sabemos que somos chamados a uma vocação por Deus e cabe a nós, somente a nós, responder este chamado. A Igreja, toda ela é vocacionada ao chamado missionário de Jesus Cristo: “Ide a todos os povos e pregai o Evangelho” (cf. Mc 16, 15).
 É missão de cada um de nós transmitir para todos esta mensagem de amor e testemunhá-la na vivência da fé. Cada um do seu jeito e do seu modo é convidado por Deus a assumir um serviço nesta missão do anúncio do Evangelho. Toda vocação requer compromisso e responsabilidade com o que se assume. Por isso é chamado de amor e somente por amor que conseguimos responder este chamado.
O amor que nos envolve nesta dinâmica de chamado e resposta é o próprio amor de Deus que confia a seus filhos este propósito e os sustenta pela Sua graça edificante. Como sabemos, na Igreja “há uma diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito” (cf. I Cor 12,4). O chamado vocacional é específico. Alguns são chamados a vida sacerdotal, outros a vida religiosa, outros ainda a vida familiar e leiga. Em todos há um mesmo chamado, o de servir. Devemos nos questionar e pedir a Deus que nos mostre o que Ele quer de nós.
“A messe é grande e os operários são poucos”. Estas são palavras do próprio Jesus nos Evangelhos e Ele mesmo nos exorta a pedir ao Dono da Messe que envie operários para o trabalho na messe. (cf. Mt, 9, 37-38). Por isso é importante rezar pelas vocações. É este o espírito de oração que este mês de agosto deve nos envolver. Peçamos a Deus que sustente os que já responderam seu Sim. Que Ele possa suscitar na vida da Igreja muitas e muitas vocações, para que Seu reino possa crescer e a todos possa levada esta mensagem de amor e de doação.
Confiantes na proteção e intercessão de Maria, a Senhora do Sim e Mãe de todos os vocacionados, possamos responder fielmente o chamado de Deus, seguindo o seu exemplo de entrega e confiança total Aquele que a chamou.
E supliquemos na certeza que o Senhor nos escuta e nos atende:

“Enviai Senhor operários para Vossa Messe! Pois a messe é grande e os operários são poucos!”



Postagens mais visitadas