DOM FÉLIX VISITA SEMINARISTAS EM MARIANA-MG

Visita aos seminaristas da casa da filosofia


Visita aos seminaristas da casa da teologia

Em sua primeira visita a Mariana depois de sua posse na Diocese de Governador Valadares, Dom Félix teve a oportunidade de conhecer as duas casas de formação da Arquidiocese de Mariana, filosofia e teologia, que acolhem os seus seminaristas para o processo formativo

Na casa da filosofia ele presidiu a Santa Missa, celebração esta que foi concelebrada pelo reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora Padre Anderson José de Paula e pelo diretor da comunidade da filosofia do Seminário Arquidiocesano São José de Mariana, Padre Edmar José Silva. 
 
“Vim me encontrar com os meus filhos e conhecer um pouco da realidade vivida por eles”, disse Dom Félix durante a celebração.  “Quero também agradecer aos formadores deste seminário e à Arquidiocese de Mariana por acolherem tão bem os seminaristas de Valadares” ele completou.

Após a celebração eucarística, o bispo se reuniu com os seminaristas para uma conversa e pôde ouvir os relatos referentes à vida em Mariana e tudo que envolve o cotidiano deles dentro e fora do seminário.

Nesta oportunidade o bispo também esclareceu algumas dúvidas pertinentes ao processo formativo e deu valiosas orientações para as diversas dimensões trabalhadas com os seminaristas, tais como a dimensão pastoral, espiritual, comunitária, humano-afetiva e missionária. Ele também comentou a respeito da mudança na reitoria do seminário diocesano em que o Padre Marcos Alves estará assumindo a direção nos próximos meses.

Indagado sobre a possibilidade de deslocar os seminaristas para uma outra casa de formação num futuro próximo, o bispo disse estar bem satisfeito com o trabalho em Mariana, mas sonha na possibilidade de ver os futuros presbíteros sendo formados dentro da própria diocese.


Dom Félix aproveitou para pedir que a unidade seja cultivada dentro do ambiente de seminário. “Vocês são o futuro da diocese, portanto cultivem a unidade em vosso meio, sejam amigos uns dos outros e saibam acolher todos aqueles que aproximarem de vocês”, exortou o bispo.

Neste momento foi apresentado pelo seminarista Lucas Aredes a proposta de um encontro entre os seminaristas a ser sediado em sua paróquia de origem, Santa Rita do Ituêto. A ideia agradou a Dom Félix que disse ainda aos seminaristas que se esforcem para criarem vínculos com os padres da diocese durante os períodos de férias, haja visto, que a distância geográfica entre as duas igrejas particulares dificulta em muito o entrosamento entre os padres e àqueles que aspiram pertencer ao mesmo presbitério.

Ao final do encontro, Dom Félix distribui um livreto intitulado “A Igreja de Jesus Cristo – Natureza e Missão” elaborado por ele no ano de 2006 enquanto o mesmo conduzia a Diocese de Luz, como também, entregou a cada seminarista um exemplar da folha da Boa Nova – informativo oficial da Diocese de Governador Valadares.



Escrito por:
Sem. Hércules A. Werneck

Postagens mais visitadas