ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTO 2014



“Ide sem medo para servir”. Estas foram as últimas palavras pronunciadas por papa Francisco há um ano na JMJRio2013. Hoje, estas mesmas palavras ainda continuam vivas e vão de encontro aos jovens da Diocese de Valadares por meio dos encontros organizados pela equipe do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV/PV) com a finalidade de ajudar o jovem a encontrar discernimento para sua vida vocacional: vocação presbiterial, vida religiosa masculina e feminina, clausura, matrimônio, etc.
Por meio de incentivo, animação e conscientização os participantes, neste mês vocacional, puderam refletir sobre a homilia do papa Francisco na qual, tiveram que demonstrar por meio de apresentação em grupo, três dimensões do chamado a servir na Igreja: O campo de futebol, a construção civil e a semente da Parábola do Semeador.
 Além da dinâmica, momentos de reflexão, partilha e adoração fizeram parte do encontro. A adoração conduzida pelo reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, Pe. Anderson convidou os participantes a vivenciarem momentos de intimidade, reflexão e escuta em Deus tendo como contemplação, aos pés de Jesus Sacramentado a relíquia do Fundador de uma das Congregações presentes no encontro.
Para Pe. Anderson, a comunhão com as diferentes congregações é um importante meio que fortalece a Pastoral na diocese, na qual, existe há 35 anos.
De acordo com o reitor, a vocação passa pela realização pessoal encontrada a partir de uma experiência com Cristo: “Não é deixar algo ruim para encontrar algo bom, mas deixar algo bom para encontrar-se com Cristo”. Muitos participantes encontraram o sentido vocacional após se realizarem profissionalmente como advogados e professores que aqui se encontram” afirma pe. Anderson. Ele ainda ressalta: “Nossa diocese é considerada um celeiro de vocações, mas é necessário que as pastorais trabalharem em conjunto
O padre informa que, ao contrário do que muitos pensam, a Pastoral Vocacional não existe para concorrer com as outras pastorais, mas, para responder os questionamentos da diocese:
Lucimar Luiz da Costa foi participante dos encontros vocacionais proporcionados pela SAV.
Hoje, secretária da equipe, ela explica que, após o tempo concluído por cada participante é chegada a hora de participar dos encontros específicos: “ Ele vai sentir na sua maturidade qual caminho seguir, após um tempo de participação dos encontros vocacionais, que duram em média três anos”, informa.
Assim como Lucimar, o seminarista Vinícius Araújo é fruto dos encontros vocacionais. Hoje, membro da equipe do SAV, ele fala que é gratificante poder ajudar tantos jovens em seus discernimentos vocacionais: “Quando vejo esse desejo deles, acabo que também aprendo e me fortaleço com eles. É gratificante poder fazer a diferença na vida destes jovens”.
O encontro também contou com a presença do bispo diocesano, Dom Félix na parte da manhã e com a celebração da santa missa.

Fonte: http://diocesevaladares.com.br/noticiasdiocese/convite-do-papa-francisco-e-tema-de-encontro-vocacional/

Postagens mais visitadas