A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO PASTORAL NA FORMAÇÃO PRESBITERAL

Seminaristas e o Pe. Edmar

O jovem que ingressa no seminário, visando o futuro exercício do ministério sacerdotal, deve ter como linha orientadora do seu processo formativo a dimensão pastoral. Quem deseja consagrar a sua vida a Deus como sacerdote, deve estar disposto a se conformar cada vez mais à pessoa de Jesus Cristo, o bom pastor. Todas as atividades promovidas dentro da nossa casa de formação (Seminário São José- Arquidiocese de Mariana) tem como meta principal ajudar o jovem vocacionado a fazer uma verdadeira experiência de encontro com Jesus Cristo, amando-O cada vez mais e, como consequência, fortalecer cada vez mais o seu desejo de seguir o mestre de modo radical, doando a sua vida a favor de todos, especialmente daqueles que foram os alvos principais da ação do Bom pastor: os pequenos, os pobres, os excluídos, os sofredores e os rejeitados. Para alcançar este objetivo, nossos seminaristas desempenham atualmente trabalhos pastorais em diversas realidades sofridas e desafiadoras da cidade de Mariana: asilo, creche, hospital, casa de acolhimento de pessoas portadoras de deficiências físicas e mentais. Este trabalho pastoral acontece todas as tardes de quinta-feira. Além disso, aos finais de semana eles são estimulados a visitarem famílias e comunidades mais pobres, entrando em contato com as realidades sofridas do cotidiano do nosso povo, ouvindo as pessoas mais simples, solidarizando-se com os que sofrem todo tipo de marginalização. Nestas visitas domiciliares, eles têm oportunidade de ouvir as pessoas que se afastaram da igreja, exercitam a capacidade de ouvir e dialogar com o diferente e, além disso, entendem melhor os desafios pastorais dos tempos atuais. O grande benefício desta atuação pastoral está no fato de ampliarem a visão eclesial, entendendo que não devem ser ordenados para serem pastores apenas dos que estão dentro das nossas igrejas, mas como exorta o Papa Francisco, devem sair, ir ao encontro dos afastados, dos que estão na periferia geográfica e existencial, e oferecer também a eles o alimento espiritual e humano.

Padre Edmar José da Silva
(Diretor do Seminário de Filosofia/ Arquidiocese de Mariana)



“A dimensão pastoral oferece-nos grande ajuda para crescermos na assimilação das atitudes do Cristo, o Bom Pastor. Crescemos também no compromisso pessoal com a vida do povo, nos educando para o exercício fiel e amadurecido das responsabilidades de pastor. A formação pastoral nos leva a ser fermento de transformação da sociedade e capacita-nos para uma visão de conjunto da ação missionária da Igreja.”
Seminarista Bruno Andrade

“A dimensão pastoral é importante, pois possibilita exercer o cuidado de pastor. Necessita constantemente de zelo, devido ser nela o nosso maior contato com o povo.”
Seminarista Lucas Aredes

“Pastoral é o serviço que nos coloca frente-a-frente com a realidade dos irmãos e irmãs, fazendo com que nos preparemos para sermos pastores que possam ajudar as pessoas a terem uma fé mais ardorosa e viva; de fato, vivermos as propostas deixadas por Jesus.”
Seminarista Luiz Carlos Santana

“A pastoral em minha vida é de grande importância, principalmente pelo fato de nos introduzir em meio à sociedade em suas diversas realidades, tanto sociológicas quanto religiosas. Ao atuar na pastoral, estou verdadeiramente me preparando para uma ação ainda mais ampla futuramente.”
Seminarista Sidinei Braz

“Aqui em Mariana a vida pastoral acontece mais intensamente aos fins de semana, quando, nós seminaristas, somos enviados para atuar junto às Paróquias da Arquidiocese. Este contato com os irmãos em Cristo nos possibilita à ações pastorais múltiplas e isto provoca a dinamização da Igreja. Movido pelo Espírito Santo, através da diversidade dos dons e dos carismas, todo batizado é chamado a colocar-se a serviço da comunidade de fé.”
Seminarista Hércules. A. Werneck

“A dimensão pastoral nos coloca de frente com a realidade proposta pelo próprio Cristo, Bom Pastor. No exercício pastoral experimentamos a graça de Deus que nos capacita para sermos seus representantes e, ao mesmo tempo sermos ovelhas de seu pastoreio.”
Seminarista Irineu Altair.

A dimensão pastoral nos possiblita ver nos olhos das pessoas o desejo da ovelha que anseia pelos cuidados do pastor. Ela [a pastoral] nos faz também ter um profundo contato com o próprio Cristo, exemplo de zelo pelo rebanho, e nos incentiva no bonito propósito de exercer na igreja esse ministério que o Senhor concede àqueles que aspiram a vida consagrada. Nas práticas pastorais ainda podemos discernir melhor a que nós fomos chamados, portanto, sua colaboração para a formação presbiteral é de suma importância.”
Seminarista Theófilo de Paula


Colaboração do Seminarista Hércules A. Werneck 

Postagens mais visitadas