A BELEZA DO PRESÉPIO



O Natal marca o fim do ano e de maneira especial é rico de significados e símbolos, entre os quais se destaca o Presépio. Criado por São Francisco de Assis, cheio de figuras, este retrata o nascimento do Salvador da humanidade.

O primeiro Presépio foi feito no século XII e tinha a intenção de educar as pessoas para lembrá-las do verdadeiro significado do Natal. Inspirando-se no texto de São Lucas, São Francisco quis retratar a cena do nascimento do Menino Deus. O termo Presépio vem do hebraico, e quer dizer curral ou manjedoura de animais. Segundo o Evangelho de São Lucas, a Santíssima Virgem em dores de parto não encontrou hospedagem e deu à luz em um estábulo cheio de animais.

O Presépio é composto por várias imagens, tais como: o Menino Jesus, o protagonista; Maria e José, os pais do Menino Deus; os animais que estavam presentes no estábulo; os reis magos, que foram visitar o recém-nascido; os pastores que estavam no campo; os anjos, que manifestaram a grandeza de Deus nas alturas; a Estrela, que brilhou no céu de Belém e conduziu os reis até o local no qual o Menino nasceu.

Na missa da Vigília do Natal, com grande carinho Jesus é colocado no Presépio, ou, em muitos lares, as crianças prestam este gesto tão simples que faz refletir a simplicidade com que Deus se manifestou a nós, seus filhos. O Presépio deve despertar nos cristãos a alegria e o amor que Deus tem por todos, e ser sinal de união das famílias.

Que cada cristão neste Natal possa renovar a esperança, e que o Menino Deus, que dorme na  manjedoura, possa abençoar a humanidade com seu poder de Salvador! Tenham todos um Santo Natal!


Escrito por:
Teofilo de Paula





Postagens mais visitadas