1º ENCONTRO VOCACIONAL 2015 - DE ONDE VIM? ONDE ESTOU? PARA ONDE VOU?

No domingo do dia 22 de fevereiro, aconteceu o 1º Encontro Vocacional do ano de 2015. Contando com a presença da equipe da Pastoral Vocacional, os seminaristas do propedêutico, religiosas, padres e diácono acolheram os vocacionados participantes.

Equipe do SAV, Religiosas, Padre, Bispo, Diácono, Seminaristas e Vocacionados no 1º Encontro Vocacional 2015

O Encontro teve como tema “De onde vim? Onde estou? Para onde vou?”. Uma proposta de autoconhecimento para aquele que deseja um discernimento maior acerca da vocação reservada a ele por Deus. Iniciou-se às oito da manhã, com o café da manhã. Logo após, o bispo diocesano Dom Félix dirigiu palavras de acolhida a todos e falou da importância da busca do discernimento vocacional.
Dom Félix dirige palavras de acolhida aos participantes do Encontro.
A seguir, todos participaram da Santa Missa. A Celebração Eucarística teve como presidente Padre Marcos, reitor do Seminário, e contou também com presença de Padre Nelito e Diácono Vinícius.

Padre Nelito, Diácono Vinícius e Padre Marcos.
Após a oração por excelência, O Diácono Vinícius proferiu uma palestra voltada para o tema proposto do Encontro, levando os jovens presentes a uma procura de sua verdadeira identidade em que todos são chamados a participar da obra de Deus segundo a Sua vontade, segundo a vocação designada a cada um por Ele, sendo que todos são chamados a viver a vocação primeira: a vida.

Ainda, segundo o Diácono, a vocação é um desafio de amor. Conhecer-se e aceitar-se como pessoa é o primeiro passo, uma forma de desmistificar a ideia do mundo contemporâneo que “coisifica” o outro, deixando de tratá-lo com o respeito reservado às pessoas.

Uma dinâmica foi proposta e conduzida pela Irmã Gilvanir SCSC, em que cada vocacionado foi convidado a confeccionar uma máscara, colocando nela as características e elementos que identificassem quem cada um acreditava ser. Uma forma de os vocacionados expressarem ou refletirem sobre a busca do verdadeiro eu e do autoconhecimento.

Após oração final e almoço teve conclusão o encontro, marcado pela busca da verdadeira identidade, pois cada um é chamado a serviço com aquilo que tem a oferecer, com suas características e boa vontade. Conhecer-se para amar-se e com isso amar o próximo como a si mesmo. Buscar conhecer a verdadeira vocação é buscar esse encontro da vontade própria com a vontade do Pai.

O próximo Encontro tem data prevista para o dia 15 de Março, no Colégio Ibituruna. Participe!



Postagens mais visitadas