SEMINARISTAS REALIZAM RETIRO QUARESMAL


Inicia-se um importante tempo litúrgico para Igreja: a Quaresma. O período consagrado à preparação para grande festa da Páscoa. Oriunda de uma tradição secular a Quaresma coloca ainda mais em evidência o chamado a conversão promulgado pelo próprio Cristo desde o início do seu ministério: “Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo.” (Mt 4, 17).

O período quaresmal deve ser vivido com intenso espírito de oração. Pensando nisso, e objetivados em “estar com Jesus” no deserto, dando a Deus o lugar central da vida, os seminaristas da turma do Propedêutico farão O Retiro Quaresmal 2015, tendo como base um roteiro de oração específico para este tempo litúrgico.

Seguindo a metodologia dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, o roteiro visa colaborar para que as pessoas e grupos de vida possam fazer uma experiência profunda do mistério pascal, vivendo a travessia quaresmal em direção a um maior serviço.

O Retiro Quaresmal 2015 caminha com a Igreja no Brasil buscando vivenciar a Campanha da Fraternidade neste ano, cujo tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45). Tendo início na Quarta feira de cinzas e término no Domingo da Páscoa.

O roteiro tem tema e texto reflexivo para cada dia da Quaresma, buscando levar aquele que o realiza a um estado de exercício do espírito. Segundo Santo Inácio de Loyola “Entende-se, por Exercícios Espirituais, qualquer modo de examinar a consciência, meditar, contemplar, orar vocal ou mentalmente e outras atividades espirituais. Porque, assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais também se chamam exercícios espirituais os diferentes modos de a pessoa se preparar e dispor para tirar de si todas as afeições desordenadas e, tendo-as afastado, procurar e encontrar a vontade de Deus, na disposição de sua vida para o bem da mesma pessoa".

Santo Inácio de Loyola
Fundador da Companhia de Jesus
Os exercícios espirituais devem ser realizados sob orientação e acompanhamento. Os seminaristas contarão com a orientação de Ismênia Alves Barreto, Coordenadora da Comissão de Espiritualidade do Instituto Missionário Leigo. É importante que o retiro seja realizado em comunidade, com vistas na necessidade do processo de partilha dos sentimentos e percepções advindas da experiência daqueles que o realizam.

Oração, Reflexão, Partilha... A proposta do Retiro Espiritual é que aqueles que o realizam tragam para si o desejo de colocar-se a serviço, sendo conduzidos pelo Espírito Santo.

Rezem pelo serviço Pastoral de nossa Igreja, pelo Clero, Seminaristas e Vocacionados. “Eu vim para servir.” (Mc 10,45)



Postagens mais visitadas