2º ENCONTRO VOCACIONAL – MINHAS INQUIETAÇÕES VOCACIONAIS

Vocacionados, Equipe da Pastoral Vocacional, Seminaristas, Padre Marcos e Diácono Vinícius.
O 2º Encontro Vocacional, promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), aconteceu no último dia 15 de Março no Colégio Ibituruna. Jovens de diversas paróquias da Diocese compareceram ao Encontro, que teve por tema “Minhas inquietações vocacionais”, uma proposta de voltar o olhar para dentro de si em busca de respostas para as inquietações que motivam a busca pelo discernimento vocacional.

O Encontro contou com presença da Psicóloga Sônia, da Pastoral Vocacional, que trouxe temas reflexivos sobre o mundo atual, as novidades da contemporaneidade, assim como nossa aceitação a muitas coisas que se tornam comuns aos nossos dias, e com isso acabam se tornando normais.

Psicóloga Sônia.
A Psicóloga falou da importância do ambiente familiar, da diferença de se estar “na família” e “em família” e em as inquietações vocacionais impulsionam mesmo em um mundo conturbado, que busca normalizar cada vez mais coisas que fogem aos preceitos cristãos.
Em dinâmica proposta, os Vocacionados, membros da equipe e seminaristas dividiram-se em grupos para estudar e apresentar de forma criativa passagens bíblicas voltadas a personagens que passaram por processo de inquietação vocacional e chamado de Deus a serviço: Samuel, Jeremias, Elias, a Samaritana e Maria.

 Diácono Vinícius fez a conclusão da dinâmica dizendo que Deus se revela àqueles chamados à vocação. Toda vocação é um chamado pessoal, onde nem sempre o vocacionado reconhece a voz de Deus.  Para Samuel o chamado de Deus precisou ser interpretado por Eli, insistentemente Deus o chamou e quando reconheceu sua voz ele se pôs a serviço; Jeremias afirma ser conhecido por Deus antes mesmo de nascer, e por ele foi seduzido, vencido; Elias precisou ser sábio para reconhecer Deus nos mínimos detalhes, na brisa suave que passava; A Samaritana descobriu não ter sede apenas de água, mas de Água Viva; E Maria, a serva por excelência, que mesmo sem compreender o grande mistério de sua missão colocou-se a serviço, doando-se inteiramente.

Segundo o Diácono, somos o amor de Deus que veio a existência.

O Encontro teve término propondo a cada vocacionado buscar compreender as sua inquietações vocacionais assim como o que é inquietante no mundo atual e como Deus tem se manifestado nesse processo de chamado.


O próximo Encontro tem data prevista para o dia 19 de Abril no Colégio Ibituruna. Participe!

Postagens mais visitadas