FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA


Aconteceu no dia 25 de maio, na Catedral de Santo Antônio, a missa em honra à Padroeira do Seminário Diocesano, Nossa Senhora Auxiliadora. A solene celebração Eucarística foi presidida pelo bispo diocesano Dom Antônio Carlos Félix e contou com a presença de padres, dentre eles: o reitor do seminário Pe. Marcos Alves Batista, diáconos, seminaristas, religiosos, familiares e amigos.

Em virtude da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora ter coincidido com a solenidade de Pentecostes, celebrou-se no dia 25 e não no dia 24, dia da festa no calendário cristão.

Dom Félix, em sua belíssima homilia, falou da importância do seminário na diocese, do processo de formação de novos padres e demonstrou seu cuidado para com essa casa de formação, chamando-a de ‘Coração da Diocese’ e ainda ‘A menina dos olhos do bispo’.

Relembrou a história da devoção mariana à Senhora Auxiliadora, devoção essa que surgiu em 1571 com o Papa Pio V, que invocou o auxílio da virgem em um combate entre católicos e muçulmanos. Ele atribuiu o êxito na batalha à intercessão de Maria Santíssima, e demonstrou sua gratidão à Virgem, acrescentando nas ladainhas loretanas a invocação: Auxiliadora dos Cristãos.

Entretanto a devoção foi consolidada com o Papa Pio VII que rogou à Virgem Auxiliadora quando estava em cativeiro na França pela ordem de Napoleão. Cinco anos após ser preso, foi libertado no dia 24 de maio de 1814, data fixada por ele como o dia da festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em forma de agradecimento pelo seu auxílio e proteção.

Dom Félix falou do amor maternal de Maria, de seu cuidado para com os filhos a ela confiados pelo próprio Cristo, e de como ela intercede por eles nas dificuldades, nos momentos em que, assim como acabou o vinho na festa das bodas de Caná, acabam-se a alegria, a esperança, a coragem...

Em discurso, o reitor Pe. Marcos Alves Batista demonstrou sua gratidão aos formadores e benfeitores do seminário, e Equipe do Serviço de Animação Vocacional. E, repetindo as palavras de Jesus que disse ‘a messe é grande e os operários são poucos’, pediu que todos rezem pelas vocações sacerdotais da Igreja.

Com homenagem feita pelos seminaristas à Nossa Senhora Auxiliadora e confraternização entre os presentes, encerrou-se a festa em honra à padroeira do seminário.

Fica, pois, a súplica à Nossa Senhora, auxílio do cristão, que rogue a Deus Pai pelos seus filhos proteja, sempre essa Casa de formação e sua Obra.

Postagens mais visitadas