SEMINARISTAS SE REÚNEM PARA FORMAÇÃO MISSIONÁRIA

Participantes do Formise
Aconteceu entre dos dias 24 e 26 de abril de 2015, o 5º Encontro de Formação Missionária para Seminaristas da Região Leste II da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O evento foi realizado em Mariana-MG e assessorado pelo Padre Jaime Carlos Patias, que atua junto às Pontifícias Obras Missionárias.

O encontro iniciou-se com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Valter Magno, atual reitor da casa formativa, contou ainda com a presença dos sacerdotes: Pe. Jaime Patias, Pe. Geraldo Martins e Pe. Edmar José Silva.

Após a santa missa os seminaristas tiveram a oportunidade de se apresentarem, entre eles, representando a Diocese de Governador Valadares, Bruno de Souza Andrade da Paróquia São Sebastião de Periquito e Hércules Amorim Werneck da Paróquia São José de Conselheiro Pena e coordenador do Conselho Missionário do Seminário (COMISE).

No sábado (25), o primeiro momento dedicado a apresentação e estudo da cartilha de preparação para o IIº Congresso Missionário de Seminaristas que será realizado no mês de julho em Belo Horizonte, sob o tema: “O missionário presbítero para uma igreja de saída”. Padre Jaime trabalhou  junto aos participantes a importância de se conhecer e de se entender a proposta do ser “igreja em saída”, buscando dinamizar as atividades de dimensão missionária dentro dos seminários.

“A igreja em saída deve impelir ao seminarista ou presbítero ir às periferias territoriais e existenciais. Ser missionário requer uma conversão pastoral, necessita também do entendimento da cooperação missionária num sentido universal e principalmente reconhecer-se como sujeito ativo dentro da igreja que deve extrapolar suas dimensões físicas para que se cumpra a vontade de Jesus Cristo, de que o evangelho se torne acessível a todas as criaturas”, enfatizou o Pe. Jaime.

O sacerdote também apontou alguns desafios que dificultam a mudança de comportamento por parte do clero diante a necessidade de ser uma igreja mais próxima das pessoas, preferencialmente dos pobres, dos afastados da própria igreja e daqueles que não professam a fé cristã. Por isso é imprescindível que o processo formativo possibilite condições para que os candidatos ao sacerdócio sejam bem preparados para as relações interpessoais, em vista de um autêntico espírito missionário.

Durante o evento mais de cinquenta seminaristas de dezesseis Dioceses, foram envolvidos com momentos de partilhas e interação que possibilitaram trocas de experiências das realidades vividas por eles nos diversos campos da dimensão missionária. O Pe. Jaime parabenizou aos COMISE´S pelas várias iniciativas missionárias que têm se multiplicado na Região Leste II nos últimos anos, envolvendo um número cada vez maior de seminaristas.
Seminarista Hércules, Pe. Jaime e Seminarista Bruno. 

Reportagem: Seminarista Hercules Werneck - 2º Ano de Filosofia
Fotos:Seminarista Luís Fernando - Seminário Mariana

Postagens mais visitadas