TESTEMUNHO VOCACIONAL - LUIZ CARLOS SANTANA

Luiz Carlos Santana

"Minha história vocacional já vem de longa data, desde quando comecei meus trabalhos na Paróquia Santa Luzia. Sentia dentro de mim a necessidade de oferecer mais do que eu já oferecia. Porém, achava que ainda não estava maduro o suficiente para tomar a decisão de entrar no seminário. Os anos passaram e a inquietação continuava, até que um dia resolvi fazer os encontros vocacionais.

Em 2009 participei do meu primeiro Encontro Vocacional. Lembro-me de que naquele dia, fui movido mais pelo sentimento de curiosidade, só pra ver como que era. De fato, neste ano, ainda não estava preparado para continuar os encontros. No ano seguinte, 2010, já bem mais decidido e sentindo o chamado de Deus, frequentei todos os encontros pensando na possibilidade de entrar no seminário no ano seguinte.

Durante os encontros, já estava me preparando para deixar tudo pra trás e pedia a Deus que me ajudasse na minha decisão. E por incrível que pareça, quando mais o ano ia passando, mais a certeza crescia dentro de mim e mesmo quando eu me vi na condição de abandonar tudo pra entrar no seminário, eu não fiquei desmotivado, pois sabia que Deus estava comigo; pois, para largar trabalho e faculdade, precisa de Deus agir mesmo.

Não digo que abri mão da minha família porque de família não se abre mão e a minha me acompanha em todos os momentos. Mesmo assim, confesso que a decisão não foi fácil. Mas no decorrer do ano dos encontros vocacionais, eu já estava preparado para o “abandono” pelo qual eu passaria. E de fato o fiz. Em 2011 entrei no seminário.

A estada no seminário não é um mar de rosas, pois se vive várias situações negativas que podem fazer com que uma pessoa desista de sua caminhada e volte para a sua vida anterior. E é nestas horas que somos testados. De onde vem a força pra continuar? A resposta é que esta força é Deus, é Ele a força que me fez continuar até onde estou hoje. Foi essa força que não me deixou sair do seminário nos momentos de crise. E é graças a esta força que eu sigo acreditando estar no lugar certo.

Passei pela Filosofia e enfim, estou na Teologia. A etapa em que eu estou agora está me propiciando uma grande alegria, pois a teologia é um lugar propício para a oração e a meditação sobre o tempo vindouro e sobre o que eu realmente quero fazer e quero ser: Sacerdote. E com a graça de Deus sobre mim e Este vendo que sou merecedor, atingirei o meu propósito. "

Luiz Carlos Santana – 1º Ano de Teologia

Postagens mais visitadas