ECOS DA SEMANA MISSIONÁRIA


 Dos dias 27 de junho a 4 de julho ocorreu na cidade de São Geraldo do Baixio (MG), a Semana Missionária 2015, com o tema: “Discípulos Missionários: Uma Igreja em saída”. Todos os seminaristas da diocese de Governador Valadares se engajaram, juntamente com diversos membros da paróquia, para realizar diversas atividades, englobando as dimensões espiritual, pastoral e missionária.

A Semana Missionária, que ocorre todos os anos, desta vez contou com a organização e assistência inédita do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), criado durante a VII Assembleia Pastoral Diocesana. Toda a programação das missões esteve a cargo dos seminaristas e dos agentes pastorais, sob a supervisão do reitor do Seminário Nossa Senhora Auxiliadora e a orientação do bispo Dom Antônio Félix.
 
Dom Félix presidiu a missa de abertura da semana missionária
A abertura do evento se deu no sábado, dia 27 de junho, na Solenidade dos santos apóstolos Pedro e Paulo, com Santa Missa presidida por Dom Félix, assistida pelos sacerdotes Pe. Vandir, Pe. Marcos e pelo diácono Vinícius. No Domingo, os seminaristas iniciaram os trabalhos visitando as comunidades rurais da paróquia de São Geraldo, desenvolvendo momentos de interação com seus membros, encerrando os trabalhos com a celebração da Palavra. Logo após, todos os seminaristas reuniram-se na comunidade de São Pedro, em Três Barras, para participar da festa de seu padroeiro.
           
Pe. Vandir abençoa objetos utilizados na missão

O objetivo da Semana Missionária foi alcançar todos os integrantes ativos da paróquia do Baixio, assim como aqueles que, por alguma razão, se distanciaram. Um foco especial foi dado aos mais pobres, aos idosos, aos excluídos e aos afastados das comunidades, sem deixar de lado os membros atuantes, que receberam motivação para perseverar. Todas as comunidades rurais foram contempladas, durante as missões, com dois dias da programação dedicada a elas.

Além das visitas domiciliares, vários eventos compuseram o cronograma da Semana Missionária – Baixio 2015. Na segunda-feira, o momento mariano; na terça, a Missa com os enfermos e o encontro com os agentes de pastoral; na quarta-feira: o momento penitencial, partindo em procissão de vários pontos da cidade. Já na quinta-feira, após a visita às comunidades rurais, aconteceu um encontro com todos os casais e um luau com os jovens, realizado em frente à Igreja Matriz.


Seminaristas e agentes vão as ruas para as visitas domiciliares

 A semana teve seu encerramento oficial com a Missa para as famílias, na noite de sexta-feira, 3 de julho, presidida pelo Pe. Marcos Alves, reitor do Seminário diocesano, e concelebrada pelo Pe. Vandir Alves, pároco local, contando com a participação de todos os seminaristas da diocese e representantes das sete comunidades rurais pertencentes àquela paróquia.

Missa de encerramento presidida pelo Pe. Marcos Alves (reitor)

Adoração durante o Luau com os jovens

Ao final da celebração, o coordenador do Comise, seminarista Hércules Werneck, dirigiu uma mensagem em agradecimento à paróquia do Baixio, destacando: “Estamos ouvindo, nos últimos tempos, o constante apelo do papa Francisco para que nos tornemos uma Igreja em missão permanente, uma ‘Igreja em Saída’”. Também o bispo Dom Félix, em sua carta Pastoral de Convocação da VII Assembleia Diocesana de Pastoral, exortou “as paróquias para que sejam missionárias e façam de cada fiel um missionário e da família um santuário”.

Sob a importância da iniciativa, o seminarista concluiu: “Portanto, a semana missionária colabora profundamente com esta paróquia, no despertar para um novo tempo, em que cada fiel, numa rede de comunidades de comunidades, abrace o desafio de repensar sua missão de batizado, unindo-se aos demais, para que, juntos, se tornem um instrumento eficaz na construção de uma estrutura mais criativa e mais atrativa de ser Igreja”.

Seminaristas durante animação com as crianças

 No sábado, 4 de julho, pela manhã, os seminaristas realizaram um grande encontro com as crianças e se despediram da cidade de São Geraldo do Baixio, que se tornou, durante esses dias, cenário para evangelização e profunda experiência humana e missionária.



Por: Seminarista Matheus Henrique Teixeira
Fotos: Seminarista Eudvânio Dias e Hércules A. Werneck 


Confira as fotos e os vídeos da Semana Missionária – Baixio 2015 na página do Seminário Nossa Senhora Auxiliadora no Facebook e no canal do Seminário no YouTube.

Postagens mais visitadas