MOMENTO SETORIAL DA ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL ACONTECE EM CONSELHEIRO PENA

Representantes leigos das 11 paróquias que compõem o setor 1 da Diocese de Governador Valadares estiveram reunidos no sábado, 1º de agosto, no momento setorial da VII Assembleia Diocesana de Pastoral. O encontro teve início com a celebração Eucarística, na Matriz São José, presidida pelo Bispo Dom Félix, concelebrada pelos padres e assistida pelos diáconos desse setor. 

Após a missa os participantes acompanharam a exposição de Rivelino Santiago de Carvalho, membro da equipe de assessoria da assembleia diocesana, que conduziu algumas reflexões sobre o relato dos discípulos de Emaús (Lucas 24, 13-35), no intuito de sensibilizar e orientar os presentes a encontrar uma centelha de esperança, colocando-se na situação daqueles dois discípulos: “Diante dos nossos desencantos e desorientações do mundo atual, das dificuldades pastorais e de tantos desafios, se faz necessário sentirmos confortados pela presença de Jesus Cristo, O Ressuscitado, animando os nossos passos em nosso caminhar”, comentou o assessor.

Num segundo momento, promoveu-se um aprofundamento das reflexões propostas por Rivelino. Esta
atividade foi conduzida por Virlene Mendes da Silva, também membra da equipe de assessoria. Baseando-se na passagem de Atos dos Apóstolos 2, 42-47, Virlene falou sobre o atual quadro da sociedade e da igreja, ambas afetadas pelas mudanças de época, num contexto que pressupõe a urgência de se encontrar horizontes geradores de estímulos para o caminhar. Propõe também enxergar o próximo e, ainda, o despertar da necessidade de buscar uma vida que traga dignidade para todos.  

Divididos em grupos, os leigos, os seminaristas, as religiosas, os diáconos e os padres partilharam suas opiniões ante as provocações feitas pelos assessores, e também tiveram a oportunidade de falar sobre as conclusões obtidas no momento paroquial da assembleia diocesana, realizado nas diversas paróquias do setor, visando assim apresentar algumas propostas concretas que serão apreciadas no encerramento da assembleia, no mês de outubro. 

Após serem lidos os relatórios dos grupos, Dom Félix fez as suas observações e ressaltou algumas sugestões e propostas relevantes apresentadas nessa etapa da assembleia. Convocou ainda a todos para se tornarem sujeitos da evangelização, uma vez que, segundo o bispo, “a igreja somos todos nós e não apenas o clero e as pessoas consagradas”.  Ir. Fidélia, da Congregação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo (Irmãs Espiritanas), conduziu a oração final e em seguida o Bispo e os padres invocaram as bênçãos de Deus sobre os participantes. 


Por Seminarista Hércules A. Werneck  - Paróquia São José de Cons. Pena. 
Fotos: PASCOM – diocesana 

Postagens mais visitadas