VOCAÇÃO: O QUE É?


Uma pergunta se faz necessária ao falar de vocação: o que é o ser humano? “Quem é o homem para que nele penses, e o ser humano para que dele te ocupes?” (Sl 8,5).

Mesmo em meio a uma cultura fragmentada, é urgente o cultivo de uma visão integrada do ser humano, pois só assim poderemos abrir-nos ao dom da Trindade que chama, assumindo sempre mais uma vida de acordo com o projeto divino para o qual a pessoa está sendo chamada.

A dimensão antropológica da vocação é essencial para que o chamado nos conduza a um processo de humanização integral. Nunca será possível a realização plena de uma vocação específica e, muito menos, cristã, entendida como seguimento de Cristo, se levar em conta a dimensão humana e integrada do chamado. Nunca esqueçamos que Deus chama a partir da humanidade das pessoas. Vocação (vocare) é chamado. Todos são chamados a fazer algo, a alguma coisa. Quem chama deseja uma resposta. Deus não age diferente, o chamado de Deus será sempre um desafio.

É Deus que, em Jesus, toma a iniciativa de chamar: “Não foram vocês que me escolheram, pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que o fruto não se perca.” (Jo 15,16). Ele nos qualifica para assumir o chamado, para fazer-mos o caminho de entrega generosa ao seu reino. O que o Senhor deseja é que estejamos junto d’Ele e da comunidade.

Muitas vezes fazemo-nos surdos para não ouvir e mudos para não responder ao chamado e seguir. Vocação é paixão, é dedicação, nasce com você, é uma vontade de dedicar-se a algo. Para saber qual é a sua vocação, o seu chamado, o Senhor da messe lhe dá várias opções: vida religiosa, vida consagrada de comunidade, vida matrimonial, vida sacerdotal e vida leiga.  O importante é fazermos um itinerário vocacional para discernir onde você se sentirá feliz, e perceber se é isso que Deus quer para você.

Chamados à vida, assumimos o compromisso de viver e fazer com que os outros vivam bem, pois nossa missão é cuidar de tudo que nos cerca. Chamados a fé, marcados pelo Batismo, comprometemo-nos a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, contribuir para com os outros na busca da felicidade e nos colocar a serviço.

À medida que discernimos nossa vocação, vamos nos descobrindo enquanto pessoas, e essa descoberta do próprio ser é a forma mais íntima de contato com Deus, porque “desde o ventre materno ele nos chama” (Sl 139). Vocação é a oferta divina que exige uma resposta, é um compromisso com Deus e com os irmãos.

“A graça da vocação é o dom que a Igreja invoca diariamente ao Espírito Santo. Desde o seu início, a comunidade Eclesial recolhida em torno da Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, dela aprende a implorar ao Senhor o florescimento de novos apóstolos” lembra o Papa emérito Bento XVI na sua mensagem para o 45º dia mundial de oração pelas vocações. Como discípulos e missionários, com Nossa Senhora, estejamos a serviço das vocações em nossa Igreja.


Maria, Mãe das vocações, rogai por nós!
Pe. Marcos Alves Batista, Reitor.

Postagens mais visitadas