SEMINARISTAS REZAM EM MEMÓRIA DE VICENTE DE PAULO ALVES

Seminaristas rezam em memória à Vicente de Paulo Alves. Foto: Hércules Wernek


Há exatamente 3 anos, o Seminário Nossa Senhora Auxiliadora perdeu um de seus filhos, Vicente de Paulo Alves que cursava o 2º ano de Filosofia no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana.

Na celebração Eucarística deste dia, pudemos agradecer a Deus pela Páscoa de nosso irmão de comunidade. Mesmo sabendo da dor que fica em nossos corações, temos a alegria da certeza de que o seminarista Vicente está na glória junto com o Pai e por isso nos unimos em oração com toda a sua família.


Nós, seminaristas, nos unimos hoje para rezarmos todos juntos pelo nosso querido irmão. A celebração aconteceu no Seminário São José – Comunidade da Filosofia às 18h20 e foi presidida pelo Padre Danival Milagres, diretor desta casa formativa. No Propedêutico, uma missa também foi celebrada em memória de Vicente. Padre Vinícius Costa, vigário da Paróquia de São José, em Conselheiro Pena, foi o presidente da celebração.
Seminarista Lucas Henrique lendo mensagem. Foto: Hércules Wernek


Na celebração o nosso irmão Lucas Henrique, que pertenceu a mesma turma que Vicente, proferiu algumas palavras em memória do nosso saudoso amigo. Lucas encerrou o seu texto com uma bela frase do próprio Vicente: “Quando a gente encontra reforço em nossos amigos tudo se faz tão diferente, a vida fica mais feliz e tudo se transforma, obrigado meu Deus por me dar bons e grandes amigos”.

Por: Vinícius Araújo - 1 º Ano de Filosofia
Mensagem do Seminarista Lucas Henrique
Reunimo-nos fraternalmente para celebrar o terceiro ano de falecimento de nosso irmão e amigo Vicente. Pode parecer estranho celebrar algo que, à primeira vista, se consumou como algo triste e doloroso, no entanto, temos a convicção de que, pelo dom da fé, nossa vida se transfigura em um mistério insondável e que, por isso, não se mede o seu valor pelos anos vividos ou pelos êxitos alcançados, mas pelo amor largamente oferecido em favor dos outros. Não vivemos na incerteza, mas na esperança da fé.

Vicente de Paulo Alves nasceu no pequeno município de Sobrália aos 15 de Junho de 1988, filho do senhor Osvaldo Alves do Nascimento e da senhora Lúcia de Freitas Alves - com os quais nos solidarizamos em oração. Ingressou no Seminário Diocesano de Governador Valadares no dia nove de fevereiro de 2010.

Quem o conheceu logo ressaltará seu imenso amor à Jesus Cristo e a Igreja, sua devoção fervorosa à Santíssima Virgem Maria e a São João Paulo II. Não nos faltam testemunhos sobre o imenso zelo e carinho com os quais conduzia a liturgia aqui na filosofia, em nossos retiros espirituais: os incensos, refrãos meditativos escolhidos à dedo, ornamentação e organização da capela. Enfim, era um apaixonado pela culto que a Igreja oferece a Deus e, por isso, o fazia da melhor forma possível.

No dia 31 de Agosto de 2012, Vicente “entrou em sua canoa e remou para a terceira margem do rio” (Guimarães Rosa). Exatamente enquanto estávamos em retiro veio a notícia de seu falecimento. Nessa oportunidade na qual nos recordamos de sua vida entre nós, podemos afirmar que “o que a memória ama fica eterno” (Adélia Prado), pois amar com a memória é manter inalterável a lembrança de quem nos precede na eternidade. 

Termino citando uma frase de Vicente que muito me marcou e que eu só a descobri depois de sua morte e que expressa a grandeza de seu coração: “Quando a gente encontra reforço em nossos amigos tudo se faz tão diferente, a vida fica mais feliz e tudo se transforma, obrigado meu Deus por me dar bons e grandes amigos!!!” 

Postagens mais visitadas