ESPECIAL: A IMPORTÂNCIA E AS DIMENSÕES DO DÍZIMO


O dízimo é um ato de amor e um gesto de partilha. Não pagamos o dízimo, mas o devolvemos, pois tudo que somos e temos pertence a Deus. Compreender a importância do dízimo significa entender nossa participação na comunidade. Quando devolvo o dízimo, devo fazê-lo como oração e agradecimento a Deus e não depositar o resto que nos sobra.

Por que o dízimo é importante na vida do cristão? Porque dízimo é vivência da Palavra de Deus; é conversão do coração; proporciona recursos para manter todas as ações pastorais e as obras sociais da Igreja; é sinal de empenho na vivência da caridade e da solidariedade com os pobres; é vivência da partilha; ajuda as pessoas a se comprometerem com a Igreja; é gesto concreto de fé e gratidão.

Por isso, o dízimo possui três dimensões: a religiosa, a social e a missionária.

a) Pela dimensão religiosa, o Dízimo deve suprir, com recursos financeiros, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas às celebrações litúrgicas e aos seus ministros (despesas com a construção e manutenção do templo, côngruas do padre, salários dos funcionários, encargos sociais, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais etc.).

b) Pela dimensão social, o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais.


c) Pela dimensão missionária, o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia, tais como: ajuda à Cúria, ao Seminário e às missões de um modo geral.

Postagens mais visitadas