A DESCOBERTA VOCACIONAL PASSO A PASSO

No primeiro encontro vocacional muita oração, e direcionamentos para descoberta vocacional.

Por Fábio Machado – Seminário Nossa Senhora Auxiliadora.

                Era bem cedinho quando chegaram os primeiros convidados. Jovens cheios de sonhos, anseios e dúvidas, vieram de diversas regiões da diocese. Após o credenciamento, abraços apertados de reencontros, acolhida aos novatos e pronto! Sejam bem vindos ao Encontro Vocacional de 2016! Uma tradição para aqueles que desejam escutar e responder ao chamado de Deus.

               
Nessa edição o tema escolhido foi “DE ONDE VIM, ONDE ESTOU, PARA ONDE VOU?”. Em sua fala, Irmã Ana destacou a importância da família, e da sociedade para o surgimento da vocação. De acordo com a religiosa é necessário viver a experiência do amor. “Na família vivemos a dimensão do cuidado”, colocando ênfase os primeiros anos de vida e a construção da visão de mundo. Pausa para intervalo. “Ops!” É trabalho em grupo! O encontro com muito dinâmica possibilitou aos jovens a interatividade e troca de experiência, auxiliando no tema de maneira profunda.


Em um determinado grupo Frei Benedito da Fraternidade O Caminho utilizando da parábola do jovem rico partilhou sua experiência vocacional. “Sou natural de Manaus no Amazônia e, assim, como vocês, eu tinha minhas inquietações vocacionais. Então, procurei o meu pároco e, juntos percebemos que minha vocação é vida religiosa. Vivi o dilema para encontrar o carisma, até que, ao conhecer a Fraternidade O Caminho achei muito lindo. No princípio pensava que não era para mim, até fazer uma experiência, e, aí sim! Deixei tudo para seguir Jesus e, hoje sou feliz” destacou. Outros religiosos também fizeram partilha de sua experiência vocacional.



              
  A colaboração do Padre Vinicius Costa Lopes foi ímpar. Alertou que o caminho da descoberta vocacional é marcada pela decisão e compromisso com Cristo. “Somos um pensamento amoroso de Deus que veio a existência”. Em outro momento instruiu que, “responder o chamado de Deus é assumir a história de vida”. O auge de sua fala foi instruir o passo a passo para uma sadia vivência vocacional.  De acordo com o jovem sacerdote devemos escrever a nossa autobiografia e, ali, perceber os sinais de Deus na história pessoal. Ter um diário vocacional é outra dica. “Registre tudo que você vive em sua descoberta vocacional”, esse hábito reforçará a intimidade com Deus. Ter um diretor espiritual e participar intensamente da comunidade eclesial em unidade com o pároco, foram as últimas sugestões práticas oferecidas por padre Vinicius que concluiu: “vocação acertada, vida feliz”.

                O próximo encontro vocacional será no dia 17 de abril às 08h no Colégio Ibituruna.

Você é nosso convidado! 


Postagens mais visitadas