MARIANA CELEBRA FESTA DO PATRONO SÃO JOSÉ

MARIANA CELEBRA FESTA DO PATRONO SÃO JOSÉ

Louvemos a São José, por ser exemplo de pai e servo de Deus, que nos cumula de bênçãos e paz!

Por Douglas H. Xavier - Seminarista do 1º ano de Filosofia

Entre os dias, 28 de abril a 01 de maio, se realizou a festa de São José Operário no Seminário São José, em Mariana, onde estudam os nossos seminaristas das etapas da Filosofia e Teologia. Para este momento festivo se reuniram as casas de formação da Comunidade Vocacional, do Propedêutico, da Filosofia e da Teologia, juntamente com o Clero e o povo de Deus para celebrar a Solene Festa de São José, pai adotivo de Jesus e patrono do Seminário.


Nesses dias houve grande movimentação através das Olimpíadas, que ocorriam durante o dia, onde os seminaristas e os padres formadores puderam se envolver em várias modalidades de esporte (futsal, vôlei, natação, truco, sinuca, ping-pong e corrida de ovo na colher). As noites aconteceram as Celebrações Eucarísticas. No primeiro dia, tivemos a presença do Pe. Darci Leão, Doutor em Teologia Moral, que nos transmitiu uma bonita mensagem do Amor que Deus tem para com cada um de nós. Logo após, houve a apresentação da peça de teatro “Dom Quixote” feito pelos seminaristas da Filosofia.

Na sexta-feira, Pe. Anivaldo, um dos formadores da Diocese de Januária, nos presenteou com sua presença, presidindo o segundo dia. Em seguida, os seminaristas da Teologia apresentaram a peça “Meu pé de laranja lima” concluindo com a noite mineira (comida típicas de Minas).

O terceiro dia do Tríduo foi presidido pelo Pe. Afrânio, diretor espiritual do propedêutico em Barbacena. Em sua homilia, proferiu palavras fazendo olhar para São José e perceber como seu Sim também é exemplo para nossa caminhada vocacional, não deixando o medo nos roubar as forças, a fim de termos a esperança para vivermos no amor.

O dia da Festa foi presidido por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Metropolitano de Mariana, proferindo palavras que abriram os nossos olhos para podermos perceber a Paz, que existe ao nosso redor. Ele fez um esclarecimento de paz comigo mesmo, com o outro, com a natureza e com Deus, explanando sua importância para o homem. É a paz com Deus que sustenta as outras, pelo fato de Deus fazer morada dentro de nós.

Agradecidos pela intercessão de São José, estamos revigorados no Amor e esperançosos para podermos servir, com total ardor de nossa fé, a Cristo, que Ressuscitou e que vive no meio de nós, tendo São José como modelo de humildade, serenidade, paciência, obediência e força.  Sejamos como ele, sejamos “carpinteiros” da messe do Pai.

 






Postagens mais visitadas