ALGUNS PASSOS PARA DISCERNIMENTO VOCACIONAL

"Foi este o caso de Abraão: ele creu em Deus e isto lhe foi levado em conta de justiça (Gn 15,6)."

Caríssimos para um bom discernimento vocacional é preciso capricho nestas áreas:

•Compromisso;
•Decisão;
•Oração;

Para que você vocacionado(a) entenda melhor falaremos sobre o compromisso, um exemplo para iniciarmos essa conversa seria aquela velha e antiga citação: "O jovem, quer em apenas um encontro vocacional descobrir a sua vocação."  É bem assim, este procura uma resposta precoce, e deseja um retorno mais rápido que via sedex, como um velho ditado dizia: "Quer passar a carroça na frente dos bois." Queremos respostas rápidas de um processo delicado.

Saiba jovem que tudo tem seu devido tempo, Deus não demora Ele capricha! Mas, para que esse capricho do Altíssimo chegue até nós necessitamos estar abertos as evoluções da vocação. Ter o compromisso com a mesma é essencial, participar dos encontros vocacionais com a disposição de efetuar as atividades propostas, buscar crescer em Deus assim como nosso Pai Abraão.

Ter a Decisão, de ser um (a) servo(a) de Deus e de abraçar arduamente a causa de Cristo.

"Não tenhais medo." Assim nos disse o Senhor, não é preciso ter medo, é necessário coragem, decisão no que deseja alcançar. Decida-se pelos desejos de Cristo, volte o olhar para o seu chamado, e quando O encontrar esteja preparado e seja decidido. Deus espera ansiosamente pelo seu "sim".

A oração deve ser por todo o tempo vocacional a sua base, desde o primeiro encontro com Deus até o nosso último suspiro. Ela é o alimento da alma, assim como o corpo necessita alimentar-se para a sobrevivência humana, assim também a nossa alma necessita de alimento verdadeiro e benéfico para a nossa espiritualidade.

A oração deve brotar no mais íntimo de nosso coração, sem medo e sem rodeios, a oração é o diálogo com Deus, não é necessário um discurso e muito menos um testamento para dialogar com o Pai, é preciso palavras sinceras. Temos que colocar a nossa oração em primeiro plano. Ela nunca deverá ser abandonada, por mais que erremos, pois é através dela que somos conduzidos à Cristo.

E como tem sido esse diálogo com Ele?

Seminarista Widson José
Propedeuta 2017

Postagens mais visitadas